Festival “Sabores do Borrego”, em Castro Verde

Publicidade

Os pastores do Campo Branco voltam a juntar-se em Castro Verde no âmbito do Festival “Sabores do Borrego”.

No sábado, 30 de Março, a Câmara Municipal de Castro Verde, em parceria com a Associação de Agricultores do Campo Branco e as Carnes do Campo Branco – Agrupamento de Produtores Pecuários S.A., realiza um “Almoço com Pastores”, com início às 13h00, no Largo da Feira, em Castro Verde, num convívio que contará também com a participação de vários produtores pecuários da região e animação musical pelos Tocadores de Harmónica, António Afonso, Manuel Florêncio, Isidro Aurélio, António Sousa, Manuel Alves.

Os pastores, ou “maiorais” de ovelhas, sempre desempenharam um papel preponderante na actividade agropecuária por terras do Campo Branco, outrora fortemente marcadas pelo fenómeno das transumâncias dos gados ovinos, vindos da Serra do Algarve e do maciço central. Muito presentes na tradição oral, os pastores são hoje em menor número mas continuam a assumir um importante papel na guarda e no manejo dos rebanhos.

Este “Almoço com Pastores” pretende reconhecer e homenagear o trabalho que estes homens desenvolvem desde há séculos e o seu contributo para a economia da região.