O festival mais colorido da Europa está em Viseu: chegou o Europeade 2018

Europeade, o festival que une os diferentes povos europeus pelo folclore, já chegou a Viseu. Nas ruas da cidade já se ouvem pessoas vindas de um pouco de todo o lado a falar línguas estrangeiras

Montra da Rua Direita alusiva ao Europeade
Publicidade

Nas ruas de Viseu já se ouvem pessoas vindas de um pouco de todo o lado a falar línguas estrangeiras. As montras da Rua Direita estão “vestidas” a rigor: são muitas as lojas que aderiram à iniciativa de decorá-las com adereços folclóricos. É o Europeade, o festival que une os diferentes povos europeus pelo folclore, já chegou a Viseu.

Dia 25 de Julho faz-se a recepção dos 5318 participantes do festival, vindos de 24 países. A noite de boas vindas acontece na Sé Catedral de Viseu, onde a companhia Gira Sol Azul e o dj Moulinex animam os visitantes com a sua música.

No dia 26 o Europeade arranca em grande, com uma Cerimónia de Abertura no Estádio Municipal do Fontelo pelas 21 horas. Nela, os 203 grupos apresentam-se com uma festa que se estende mais tarde pelo Parque Aquilino Ribeiro e pela Praça D. Duarte.

O programa continua com danças e coros a 27 de Julho, dia em que as crianças têm particular destaque: os concertos e bailes infantis acontecem nessa tarde.

As cores e alegria do Europeade culminam no Desfile de sábado: Viseu transforma-se numa passarela com um desfile que percorre dois quilómetros, com início marcado para as 16 horas.

O Europeade despede-se no dia 29 de Julho com um Serviço Ecuménico na Sé durante a manhã; às 18 horas tem início a Cerimónia de Encerramento no Estádio Municipal do Fontelo.

Mas… o que é o Europeade?

O festival Europeade nasceu na cidade belga da Antuérpia no ano de 1964 e a sua missão é promover e salvaguardar o património cultural imaterial da Europa – em especial o folclore – tendo por isso protecção do Parlamento Europeu.

Fotografia: Mariana Rodrigues

Portugal já havia recebido o Europeade em duas ocasiões: a Figueira da Foz foi a anfitriã do evento em 1986 e em 1992.  Este ano, Viseu sucede a Turku (na Finlândia) como cidade escolhida para o Europeade.

Todos os eventos do Europeade, assim como as informações sobre os condicionamentos de trânsito, podem ser consultados no website oficial.